VMworld'15 - Dia 2

Segundo dia de VMworld, domingo, dia totalmente voltado aos parceiros da VMware (chamado Partner Exchange at VMworld).

Comecei assistindo a sessão de abertura do evento. Excelentes apresentações dos principais líderes da VMware, entre eles Martin Casado com uma excelente apresentação (sessão #PARTNERGS) abordando que não mais a infraestrutura é a rede mas a aplicação é a rede e tudo o que o NSX vem trazendo de benefícios para os clientes. Além disso, excelentes apresentações de Ross Brown, Pat Gelsinger e Carl Eschenbach.

Depois disso, tentei ir ao Hands-On-Labs para assistir um workshop de Openstack+VIO (#ELW-SDC-1620) porém a sessão estava lotada e acabei optando por uma sessão de VSAN (sessão #PAR6413) para conhecer um pouco mais sobre o produto (estou criando meu laboratório e buscando uma forma de utilizar VSAN).

No restante do dia, foquei nas apresentações voltadas para Virtualização de Redes e Segurança. Duas palestras que foram bem interessantes foram tanto a IBM (#NET6614) quanto a Telstra (#NET6613) apresentando como estão utilizando o NSX tanto internamente e, no caso da IBM, os projetos que utilizam com o NSX para seus clientes. Além disso, a IBM está em fase de planejamento de utilizar o VIO+NSX, juntamente com seu orquestrador (IBM Orchestrator - ICO) em sua unidade de Cloud Pública - Softlayer. O mais interessante é que os casos de usos dos clientes e desta duas empresas são os mais diversos (automação, micro-segmentação, DR, etc) e todos fazendo uso do NSX.

Para fechar o dia assisti rapidamente a apresentação do distribuidor Arrow sobre como realizar um PoC de NSX (sessão #PAR6676) e finalizei com uma excelente apresentação de Ray Budavari (sessão #NET6416) da NSBU da VMware (unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento do NSX) explicando e explorando a nova funcionalidade presente no NSX 6.2 que foi anunciado na semana passada sobre como utilizar o NSX com mais de 1 vCenter (seja no mesmo site ou em sites distintos).

Um excelente dia de VMworld que foi fechado com chave de ouro através de um convite da Arrow que convidou os clientes, parceiros e representantes da VMware do Brasil para um passeio de barco na baia de São Francisco no final de tarde!