VMworld'15 - Dia 5

Quase acabando mas ainda com fôlego!

Hoje pela manhã e almoço foi repleto de clientes do Brasil. Conseguimos a agenda de alguns dos executivos da NSBU para passar um pouco da visão da VMware e a evolução do NSX nos EUA. Excelentes perguntas e o mais interessante é a aderência do NSX para os mais diversos desafios que as empresas dos diversos setores tem hoje. 

Consegui assistir algumas sessões no período da tarde. Comecei pela sessão de Roberto Mari da NSBU (sessão #NET4995) sobre um passo a passo de como implementar o NSX em ambientes brownfield e também em greenfield, além disso, foi explorado um pouco de como integrar o NSX com firewalls e balanceadores físicos existentes no Data Center.

Depois disso, assisti a sessão sobre uma das novas funcionalidades do NSX: Integração com Hardware VTEP (sessão #NET4941). Sessão muito bem apresentada por François Tallet e que esclareceu a forma que os switches físicos podem interagir de forma centralizada e automática com o NSX. Inclusive uma demonstração com switches da Arista foi realizado na sessão.

Por fim, um tema bastante atual: Como o NSX interage com ferramentas de DevOps (sessão #NET4972). Ansiable, Python, Chef, Puppet, um mundo novo a explorar e que vou buscar um pouco mais de informações já que no meu início de carreira trabalhei com programação.

Para finalizar a esperada festa de encerramento do VMworld. Realizada no estádio do San Francisco Giants, não poderia ter acabado de forma melhor. Excelentes show das bandas e um ambiente extremamente animado. Apesar disso, ainda vou assistir a algumas sessões no último dia de VMworld.