VMworld'15 - Dia 4

Mais um dia de VMworld. Apesar do cansaço das diversas sessões, bootcamp e reuniões dos últimos dias, a atmosfera do evento e alta quantidade/qualidade de informação é suficiente para revitalizar qualquer um.

Primeira sessão do dia, mais uma General Session (#GEN-TUE), que foi iniciado pelas novidades do portfolio de EUC (End-User Computing) da VMware, inclusive com a inusitada participação da Microsoft pela primeira vez no palco do VMworld. Fato importante é a futura integração do NSX com AirWatch, desta forma, a fronteira de segurança atinge não apenas o Data Center mais também a aplicação em qualquer dispositivo. 

Depois disso, chegou o momento de Martin Casado, líder da NSBU, entrar no palco mostrando os impressionantes números do NSX: Mais de 700 clientes sendo cerca de 100 já em produção! Depois disso foi o momento de apresentar as novas funcionalidades do NSX 6.2: Cross-VC, Integração com Hardware VTEP, TraceFlow, etc. Tudo isso porque agora não mais a infraestrutura é a Rede mas sim a Aplicação é a Rede. E não parou por ai, crescimento a cada dia do ecossistema de parceiros, balanceador de carga distribuído e o próximo passo: Criptografia distribuída por todo o Data Center!

Para finalizar, Pat Gelsinger trouxe uma visão e o que esperar daqui para frente e como a VMware está buscando e contribuindo com a evolução tecnológica.

Finalizada a General Session, corri para assistir uma sessão sobre como proteger o ambiente de VDI com Horizon View através do NSX (sessão #SEC7159). Bruno Germain, também integrante da NSBU, de forma extremamente didática mostrou o quanto a virtualização de Redes e Segurança contribui para uma implementação de Desktops Virtuais.

Pausa para almoço. Almoço com um dos potenciais clientes de NSX no Brasil. Interessante ouvir e discutir que segurança tem se tornado a cada dia um ponto de atenção para as empresas brasileiras.

Aproveitei e a tarde assisti uma excelente sessão realizada pela Brocade e Sena IT sobre implementação de NSX em um ambiente Brocade (sessão #NET5337). Elver Sena Sosa (dono da Sena IT) conduziu de maneira descontraída a sessão e explicou com maestria como funcionam os componentes do NSX. Recomendo assistirem a reprise desta sessão assim que disponível.

Antes de ir para as últimas sessões do dia, resolvi conhecer o centro de convenções aonde todos os participantes e colaboradores do VMworld trazem suas novidades e integrações com o portfolio VMware: HP, Arista, F5, Tufin, AlgoSec, Dell, Palo Alto, etc.

Mais duas sessões para finalizar o dia: Performance do NSX (sessão #NET5112) e Introdução a Openstack + Novidades do VIO 2.0 - Vmware Integrated Openstack (sessão #SDDC5113).

Ufa! Dia cansativo mas claro que não podia faltar um momento para descontrair. Recepção para os clientes e parceiros da América Latina na Galeria Minna promovida pela VMware.